
Descrição
Objetivos | Trabalhos | Cronograma | Inscrições | Avisos | Oficinas |
Promovido pelo GEM "Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática" da UFSCar, o IV Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais pretende debater as preocupações geradas na formação de professores e na experiência de docentes que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental relativas à Matemática. Tem como objetivo proporcionar momentos de encontro e reflexão entre docentes dos primeiros anos do Ensino Fundamental, Professores da Educação Infantil, Estudantes de Licenciatura (Pedagogia, Matemática); Estudantes de Pós-Graduação e outros profissionais ligados a estes níveis de ensino, com a realização de conferências, oficinas, mesas redondas e apresentação de relatos de experiências e de comunicações científicas. Nesta edição o IV EEMAI será concomitante com o III Colóquio de Práticas Letradas nos Anos Iniciais, integrando as ações desenvolvidas no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC da UFSCar.
Propõe-se, pelo presente, o III Colóquio de Práticas Letradas nos Anos Iniciais, com a finalidade de discutir as preocupações geradas na formação de professores e na experiência de docentes que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental relativas ao processo de alfabetização e letramento. Nosso objetivo é proporcionar momentos de encontro e reflexão entre docentes dos primeiros anos do Ensino Fundamental, Professores da Educação Infantil, Estudantes de Licenciaturas e Bacharelados (Letras, Linguística, Pedagogia, Matemática); Estudantes de Pós-Graduação e outros profissionais ligados a estes níveis de ensino, com a realização de conferências, oficinas, mesas redondas e apresentação de relatos de experiências e de comunicações científicas. Objetivamos, ainda, compartilhar conhecimentos e experiências relacionadas ao ensino e aprendizagem da Leitura e da Escrita da Língua Materna nos primeiros anos de escolaridade. Nessa edição o III Colóquio de Práticas Letradas nos Anos Iniciais será concomitante com o IV EEMAI, promovido pelo GEM "Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática" da UFSCar, integrando as ações desenvolvidas no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC da UFSCar.
Objetivos EEMAI
1) Proporcionar momentos de encontro e reflexão a respeito da matemática que se aprende e da matemática que se ensina entre educadores da Educação Infantil, docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, estudantes da graduação em Pedagogia presencial e a distância da UFSCar e demais instituições formadoras, estudantes da pós-graduação em Educação e em Educação Matemática, pesquisadores e outros profissionais ligados a esta temática;
2) Promover o compartilhamento de conhecimentos e experiências relacionadas com o ensino e aprendizagem da Matemática nos primeiros anos de escolaridade;
3) Promover novas aprendizagens metodológicas sobre a matemática que se ensina nos anos iniciais;
4) Promover a divulgação de resultados de pesquisas que focalizam a matemática nos anos iniciais e a formação de professores que ensinam matemática;
5) Contribuir para as pesquisas sobre a matemática no início da escolarização no campo da Educação Matemática e da Educação;
6) Promover reflexões a respeito do desenvolvimento curricular dos cursos formação de professores dos anos iniciais e educação infantil.
Objetivos Colóquio de Práticas Letradas
1) Proporcionar momentos de encontro e reflexão a respeito da alfabetização e letramento (ensino e aprendizagem) entre Educadores da Educação Infantil, docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, estudantes da graduação em Letras, Linguística, Pedagogia presencial e a distância da UAB-UFSCar e Matemática, estudantes da pós-graduação em Ensino e Aprendizagem de Língua Materna e Educação, pesquisadores e outros profissionais ligados a estas temáticas externos à UFSCar;
2) Promover o compartilhamento de conhecimentos e experiências relacionadas com o ensino e aprendizagem da alfabetização e letramento nos primeiros anos de escolaridade;
3) Promover novas aprendizagens metodológicas sobre a leitura e a escrita nos anos iniciais;
4) Promover a divulgação de experiências bem sucedidas com o ensino de: língua materna, matemática, ciências sociais e humanas e artes em suas diferentes linguagens.
Submissão de Trabalhos
Os trabalhos podem ser enviados nas categorias Comunicação Científica e Relato de Experiência, e é necessário que pelo menos um dos proponentes esteja inscrito no evento e tenha pago o valor da inscrição (nos casos em que a inscrição deve ser paga). Todos os trabalhos serão apresentados na forma de comunicação oral, em cada sala será disponibilizado projetor multimídia e notebook.
A) Comunicação Científica: apresentação de resultados parciais ou finais de projeto de pesquisa que focalizou a matemática nos anos iniciais e na educação infantil ou prática letradas nesse mesmo contexto. O texto deve apresentar claramente os seguintes elementos: a questão investigada, a revisão de literatura e/ou quadro teórico que circunstancie o estudo, a metodologia empregada, os resultados e conclusões e as referências.
B) Relato de Experiência: Socialização de experiências de sala de aula sobre o ensino de matemática nos anos iniciais e na educação infantil ou prática letradas nesse mesmo contexto. O texto deve apresentar claramente os seguintes elementos: a introdução, a descrição do caso (contexto, os envolvidos, os materiais, a situação-problema, o desenvolvimento dos fatos), discussão, conclusões e referências.
Datas Importantes a Respeito da Submissão de Trabalhos
- Inscrição para apresentação do trabalho (mínimo de 6 e máximo de 8 páginas): até 17/07/2016
- Período de avaliação dos trabalhos: 10/07/2016 a 25/07/2016
- Divulgação dos trabalhos aceitos: a partir do dia 27/07/2016
O período de envio de trabalhos foi prorrogado até 17/07.
Normas para Elaboração do Texto
O nome do arquivo do texto a ser enviado deve ser identificado da seguinte forma:
a) CC_cpfautorprincipal (para Comunicação Científica)
b) RE_cpfautorprincipal (para Relato de Experiência)
A digitação e a formatação do texto devem seguir as orientações abaixo:
- O arquivo deve estar em formato .doc ou .docx.
- A formação deve ser em fonte: Times New Roman, tamanho 12;
- Papel tamanho A4;
- Margem superior e inferior com 2,5 cm;
- Margem esquerda e direita com 3 cm;
- Espaçamento entre linhas: 1,5 cm;
- Alinhamento: justificado;
- Título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado;
Em seguida, na segunda linha após o nome dos autores, deve vir o resumo, contendo no máximo 150 palavras em parágrafo único, espaço simples, apresentando no final, três a cinco palavras-chave. Fonte da letra: Times New Romar, tamanho 12;
Os quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias ou desenhos) devem vir no local de inserção e com indicação de fonte (quando for o caso);
Referências: Não utilizar notas de rodapé. As referências bibliográficas devem ficar localizadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas e de acordo com as normas vigentes da ABNT.
Cronograma previsto
Dia |
Hora |
|
Local |
03/08 |
8h30 | Recepção aos participantes e credenciamento | Hall do Teatro Florestan Fernandes |
9h | Solenidade de abertura | Teatro Florestan Fernandes | |
10h | Café | Espaço de Exposições - atrás Livraria EdUFSCar | |
10h30 - 12h | Conferência de abertura: "Nem tudo é o que parece: os jovens e a leitura, hoje". Convidado: Prof. Dr. João Luis Cardoso Tápias Ceccantini - UNESP/Assis | Teatro Florestan Fernandes | |
14h - 16h | Sessões de Apresentação de trabalhos: Comunicações Científicas e Relatos de Experiências | Salas do AT-4 | |
16h - 18h | Mesa Redonda 1 - Alfabetização e Letramentos: Linguagem, Educação Matemática e Científica. Profa. Dra. Maria Sílvia Cintra Martins - DL/UFSCar; Profa. Dra. Cármen Lúcia Brancaglion Passos - DTPP/UFSCar; Profa. Dra. Cristhiane Cunha Flôr - UFJF | Teatro Florestan Fernandes | |
04/08 |
8h - 12h | Oficinas (Clique para Visualizar) | Ver Locais |
14h - 16h |
Sessões de Apresentação de trabalhos - Comunicações Científicas e Relatos de Experiências |
||
16h - 18h | Mesa Redonda 2 - Arte: Privilégio ou necessidade? Convidados: Prof. Dr. Rossano da Silva - UFPR e Profa. Dra. Ilza Zenker Leme Joly - DAC/UFSCar | Teatro Florestan Fernandes | |
16h - 18h | Mesa Redonda 3 - Práticas de letramento nos anos iniciais: processos de significação matemática pelo aluno e pelo professor. Professora Alfabetizadora e Educação Matemática - Convidados: Profa. Dra. Adair Mendes Nacarato (USF) e Profa. Ms. Cidinéia da Costa Luvison (doutoranda USF) | Auditório Bento Prado Junior | |
05/08 |
8h - 12h | Oficinas(Clique para Visualizar) | Ver Locais |
14h - 16h | Mesa Redonda 4 - Ciências Humanas no ciclo da alfabetização: o indígena, o negro, as questões de gênero. Convidados: Profa. Dra. Natália Freire Bellentani - PPGL/UFSCar, Profa. Dra. Tatiane Cosentino Rodrigues - DTPP/UFSCar; Profa. Dra. Anete Abramowicz - DTPP/UFSCar | Teatro Florestan Fernandes | |
14h - 16h | Mesa Redonda 5 - Indagações sobre a resolução de problemas nos Anos Inicias do Ensino Fundamental. Educação Matemática: Convidados Prof. Dr. Vinício de Macedo Santos - USP; Profa. Dra. Luciane de Fátima Bertini - Unifesp; Profa. Dra. Keli Cristina Conti - UFMG | Auditório Bento Prado Junior | |
16h - 16h30 | Café | Espaço de Exposições - atrás Livraria EdUFSCar | |
16h30 - 18h |
Mesa de encerramento: Fica PNAIC! Em defesa da formação continuada de professores alfabetizadores. Coordenadoras do Evento. Convidados: Comissão Organizadora Sorteio de livros |
Teatro Florestan Fernandes |
Inscrições
até 15/07/2016 | R$ 10 | - Professores da Educação Básica e Alunos de Graduação (outras IES) |
R$ 20 | - Alunos de Pós-Graduação | |
R$ 40 | - Professores do Ensino Superior, Pós-Doutorandos e Outros | |
de 16/07/2016 a 31/07/2016 | R$ 20 | - Professores da Educação Básica e Alunos de Graduação (outras IES) |
R$ 40 | - Alunos de Pós-Graduação | |
R$ 80 | - Professores do Ensino Superior, Pós-Doutorandos e Outros |
Serão 3 dias de evento, sendo que no segundo e terceiro dia teremos um conjunto de oficinas, nas quais a pessoa pode se inscrever opcionalmente a inscrição no evento.
Para realizar a inscrição, a pessoa deve ser cadastrada no nosso portal PNAIC - UFSCar. Caso ainda não tenha cadastro, clique aqui para realizá-lo.
Com o cadastro realizado basta acessar sua conta em nosso portal a partir de 27/06/2016 que já poderá visualizar o evento "IV EEMAI E III COLÓQUIO DE PRÁTICAS LETRADAS" disponivel para inscrição na sua lista de eventos.
Informações Úteis
Para mais informações sobre como chegar ao campus da Universidade Federal de São Carlos e estadias na cidade, acesse https://sites.google.com/site/eemaiepraticasletradas/.
Avisos
27/07/16: Clique aqui para conferir a distribuição de salas para a apresentação dos trabalhos do dia 3 de agosto e aqui para conferir a distribuição do dia 4 de agosto.
28/07/16: ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS SELECIONADOS:
• Somente os autores dos relatos de experiência e comunicações científicas aceitas poderão realizar a apresentação.
• A apresentação deverá ser realizada em 15 (quinze) minutos quando comunicação científica e 10 (dez) minutos quando relato de experiência. Após a apresentação o grupo terá igual período para arguição e questionamentos a respeito da apresentação realizada.
• O evento disponibilizará o projetor para apresentação dos slides. Informamos sobre a necessidade dos autores levarem, no dia e horário destinado, o notebook com entrada VGA. O evento não se responsabilizará por problemas de conexão ou disponibilizara conectores e adaptadores para outras entradas diferentes da informada.
Oficinas
Dia 04/08Vagas | Horário | Ministrante | Nome | Local |
---|---|---|---|---|
25 | 04/08 - 08:00 | Léo Akio | Educação Matemática Inclusiva | SALA 85 - AT4 |
20 | 04/08 - 08:00 | Juliane Dias Guillen e Prof° Ms Gisele Romano Paez | Do pastor ao valor posicional: usando o ábaco para a contagem | SALA 86 - AT4 |
25 | 04/08 - 08:00 | Cidinéia da Costa Luvison e Iris Aparecida Custódio | Explorando conceitos geométricos nos anos iniciais do ensino fundamental | SALA 87 - AT4 |
20 | 04/08 - 08:00 | Ana Paula Ximenes e Marilene Lima | Cocriação de Propostas Pedagógicas Acessíveis | SALA 66 - AT4 |
25 | 04/08 - 08:00 | Rosana de Fátima Lima | REGISTRAR PRA QUÊ? PRA QUEM? | SALA 88 - AT4 |
25 | 04/08 - 08:00 | Sandra Oliveira | Literatura Infantil E Ludicidade: Uma Conexão Com A Resolução De Problemas Nas Aulas De Matemática. Esta oficina terá continuidade no dia 05/ago, portanto você deve se inscrever nos dois dias. | SALA 89 - AT4 |
24 | 04/08 - 08:00 | Flavia Coura | Atividades De Leitura E De Escrita Nas Aulas De Matemática: Usos Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental. Para participar dessa oficina é necessário trazer um livro didático de Matemática, preferencialmente um que você utilize em suas aulas. | SALA 74 - AT4 |
25 | 04/08 - 08:00 | Maria Carolina e Betina | Trabalhando com estatística nos anos iniciais | SALA 75 - AT4 |
999 | 04/08 - 08:00 | Henrique | Aprender Brincando. Para participar dessa oficina é necessário trazer algumas folhas de jornal. | Ginásio de Esportes (área Sul) |
20 | 04/08 - 08:00 | Bruna Zution | Para além do calcular: Matemática em outros verbos. | SALA 69 - AT4 |
20 | 04/08 - 08:00 | Reginaldo Carneiro | Histórias infantis e matemática: possibilidades de trabalho com a geometria | SALA 71 - AT4 |
30 | 04/08 - 08:00 | Lilian Conti | Estimulando o letramento emergente: o papel do lúdico | SALA 90 - AT4 |
25 | 04/08 - 08:00 | João Paulo Ribeiro | Momentos de Temática Indígena: Interculturalidade como vivência | SALA 82 - AT4 |
20 | 04/08 - 08:00 | Daniel P. Graciano, Lívia B. Damaceno, Julio C. Ribeiro | Convosco nossas vozes: a música como ferramenta pedagógica | SALA 83 - AT4 |
25 | 04/08 - 08:00 | Clarissa Conti e Pâmela Rosin | Forma de incentivo à leitura: a produção de mashups literários | SALA 68 - AT4 |
25 | 04/08 - 08:00 | Eliane Galvão | Literatura infantil e formação do pequeno leitor | SALA 72 - AT4 |
20 | 04/08 - 08:00 | Eld Johonny e Andrêi Krasnoschecoff | A cor como informação | SALA 84 - AT4 |
Vagas | Horário | Ministrante | Nome | Local |
---|---|---|---|---|
25 | 05/08 - 08:00 | Léo Akio | Matemágicas para os anos iniciais | SALA 85 - AT4 |
20 | 05/08 - 08:00 | Rogério Ribeiro | Modelagem Matemática e a sala de aula: uma proposta para o ensino e aprendizagem da matemática | SALA 69 - AT4 |
20 | 05/08 - 08:00 | Vanessa Crecci | Animação em massinha e o eixo grandezas e medidas | Sala 40 do AT2 (Área Sul) |
20 | 05/08 - 08:00 | Ana Paula Ximenes e Marilene Lima | Cocriação de Propostas Pedagógicas Acessíveis (replicação do dia anterior) | SALA 45 - AT2 (Área Sul) |
25 | 05/08 - 08:00 | Luci Montezuma | Gestão de resultados educacionais: a análise de dados e a construção de indicadores a favor do processo de ensino e aprendizagem | SALA 86 - AT4 |
25 | 05/08 - 08:00 | Sandra Oliveira | Literatura Infantil E Ludicidade: Uma Conexão Com A Resolução De Problemas Nas Aulas De Matemática . Esta oficina será realizada em duas etapas, portanto você deve se inscrever no dia 04/ago também | SALA 89 - AT4 |
24 | 05/08 - 08:00 | Flavia Coura (replicação do dia anterior) | Atividades De Leitura E De Escrita Nas Aulas De Matemática: Usos Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental. Para participar dessa oficina é necessário trazer um livro didático de Matemática, preferencialmente um que você utilize em suas aulas. | SALA 74 - AT4 |
25 | 05/08 - 08:00 | Maria Carolina e Betina | Trabalhando com estatística nos anos iniciais (replicação do dia anterior) | SALA 75 - AT4 |
999 | 05/08 - 08:00 | Henrique | Aprender Brincando. Para participar dessa oficina é necessário trazer algumas folhas de jornal. | Ginásio de Esportes (área Sul) |
20 | 05/08 - 08:00 | Stefania Izá | Operando com Frações nos anos iniciais | Sala Oficina - Núcleo de Formação de Professores (Área Norte) |
15 | 05/08 - 08:00 | Marcel Guerreiro | Arte Urbana | Pracinha do Departamento de Letras (área Sul) - atrás do Sindicato |
30 | 05/08 - 08:00 | Glaucia Regina Gomes e Gabriela Fornaciari | Gêneros textuais e Letramento: o universo lúdico e interdisciplinar dos fantoches nos anos iniciais | SALA 87 - AT4 |
25 | 05/08 - 08:00 | João Paulo Ribeiro | Momentos de Temática Indígena: Interculturalidade como vivência (replicação do dia anterior) | SALA 82 - AT4 |
20 | 05/08 - 08:00 | Paulo Sérgio de Sá Alberto e Talita Fernanda de Souza | Quem tem medo de computador nos anos iniciais? | Laboratório de Informática - Núcleo de Formação de Professores (área norte) |
25 | 05/08 - 08:00 | Clarissa Conti e Pâmela Rosin | Forma de incentivo à leitura: a produção de mashups literários (replicação do dia anterior) | SALA 88 - AT4 |
20 | 05/08 - 08:00 | Lucas Dechem Calanca, Gilmar Alves de Fonte e Vivian Souza de Araújo | Uma proposta construtivista para o ensino de números racionais positivos e suas operações, utilizando o material cousiniere | SALA 83 - AT4 |