IV EEMAI e III Colóquio de Práticas Letradas

Saiba tudo sobre o evento
IV EEMAI e III Colóquio de Práticas Letradas

Informações

  • 03/08/2016 - 05/08/2016
  • UFSCar, São Carlos, SP
Inscrições Encerradas

Descrição

Objetivos   Trabalhos Cronograma Inscrições Avisos Oficinas

Promovido pelo GEM "Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática" da UFSCar, o IV Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais pretende debater as preocupações geradas na formação de professores e na experiência de docentes que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental relativas à Matemática. Tem como objetivo proporcionar momentos de encontro e reflexão entre docentes dos primeiros anos do Ensino Fundamental, Professores da Educação Infantil, Estudantes de Licenciatura (Pedagogia, Matemática); Estudantes de Pós-Graduação e outros profissionais ligados a estes níveis de ensino, com a realização de conferências, oficinas, mesas redondas e apresentação de relatos de experiências e de comunicações científicas. Nesta edição o IV EEMAI será concomitante com o III Colóquio de Práticas Letradas nos Anos Iniciais, integrando as ações desenvolvidas no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC da UFSCar.

Propõe-se, pelo presente, o III Colóquio de Práticas Letradas nos Anos Iniciais, com a finalidade de discutir as preocupações geradas na formação de professores e na experiência de docentes que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental relativas ao processo de alfabetização e letramento. Nosso objetivo é proporcionar momentos de encontro e reflexão entre docentes dos primeiros anos do Ensino Fundamental, Professores da Educação Infantil, Estudantes de Licenciaturas e Bacharelados (Letras, Linguística, Pedagogia, Matemática); Estudantes de Pós-Graduação e outros profissionais ligados a estes níveis de ensino, com a realização de conferências, oficinas, mesas redondas e apresentação de relatos de experiências e de comunicações científicas. Objetivamos, ainda, compartilhar conhecimentos e experiências relacionadas ao ensino e aprendizagem da Leitura e da Escrita da Língua Materna nos primeiros anos de escolaridade. Nessa edição o III Colóquio de Práticas Letradas nos Anos Iniciais será concomitante com o IV EEMAI, promovido pelo GEM "Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática" da UFSCar, integrando as ações desenvolvidas no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC da UFSCar.

Objetivos EEMAI

1) Proporcionar momentos de encontro e reflexão a respeito da matemática que se aprende e da matemática que se ensina entre educadores da Educação Infantil, docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, estudantes da graduação em Pedagogia presencial e a distância da UFSCar e demais instituições formadoras, estudantes da pós-graduação em Educação e em Educação Matemática, pesquisadores e outros profissionais ligados a esta temática;
2) Promover o compartilhamento de conhecimentos e experiências relacionadas com o ensino e aprendizagem da Matemática nos primeiros anos de escolaridade;
3) Promover novas aprendizagens metodológicas sobre a matemática que se ensina nos anos iniciais;
4) Promover a divulgação de resultados de pesquisas que focalizam a matemática nos anos iniciais e a formação de professores que ensinam matemática;
5) Contribuir para as pesquisas sobre a matemática no início da escolarização no campo da Educação Matemática e da Educação;
6) Promover reflexões a respeito do desenvolvimento curricular dos cursos formação de professores dos anos iniciais e educação infantil.

 

Objetivos Colóquio de Práticas Letradas

1) Proporcionar momentos de encontro e reflexão a respeito da alfabetização e letramento (ensino e aprendizagem) entre Educadores da Educação Infantil, docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, estudantes da graduação em Letras, Linguística, Pedagogia presencial e a distância da UAB-UFSCar e Matemática, estudantes da pós-graduação em Ensino e Aprendizagem de Língua Materna e Educação, pesquisadores e outros profissionais ligados a estas temáticas externos à UFSCar;
2) Promover o compartilhamento de conhecimentos e experiências relacionadas com o ensino e aprendizagem da alfabetização e letramento nos primeiros anos de escolaridade;
3) Promover novas aprendizagens metodológicas sobre a leitura e a escrita nos anos iniciais;
4) Promover a divulgação de experiências bem sucedidas com o ensino de: língua materna, matemática,  ciências sociais e humanas e artes em suas diferentes linguagens.

Submissão de Trabalhos

Os trabalhos podem ser enviados nas categorias Comunicação Científica e Relato de Experiência, e é necessário que pelo menos um dos proponentes esteja inscrito no evento e tenha pago o valor da inscrição (nos casos em que a inscrição deve ser paga).  Todos os trabalhos serão apresentados na forma de comunicação oral, em cada sala será disponibilizado projetor multimídia e notebook.

A) Comunicação Científica: apresentação de resultados parciais ou finais de projeto de pesquisa que focalizou a matemática nos anos iniciais e na educação infantil ou prática letradas nesse mesmo contexto. O texto deve apresentar claramente os seguintes elementos: a questão investigada, a revisão de literatura e/ou quadro teórico que circunstancie o estudo, a metodologia empregada, os resultados e conclusões e as referências.

B) Relato de Experiência: Socialização de experiências de sala de aula sobre o ensino de matemática nos anos iniciais e na educação infantil ou prática letradas nesse mesmo contexto. O texto deve apresentar claramente os seguintes elementos: a introdução, a descrição do caso (contexto, os envolvidos, os materiais, a situação-problema, o desenvolvimento dos fatos), discussão, conclusões e referências.

O envio das propostas deverá ser feito exclusivamente por este site. Após a inscrição para participação no evento, haverá um link disponível para o envio.
Deve ser enviado apenas um trabalho por grupo.

 

Datas Importantes a Respeito da Submissão de Trabalhos

- Inscrição para apresentação do trabalho (mínimo de 6 e máximo de 8 páginas): até 17/07/2016
- Período de avaliação dos trabalhos: 10/07/2016 a 25/07/2016
- Divulgação dos trabalhos aceitos: a partir do dia 27/07/2016

O período de envio de trabalhos foi prorrogado até 17/07.

 

Normas para Elaboração do Texto

O nome do arquivo do texto a ser enviado deve ser identificado da seguinte forma:

a) CC_cpfautorprincipal (para Comunicação Científica)

b) RE_cpfautorprincipal (para Relato de Experiência

A digitação e a formatação do texto devem seguir as orientações abaixo:

- O arquivo deve estar em formato .doc ou .docx.
- A formação deve ser em fonte: Times New Roman, tamanho 12;
- Papel tamanho A4;
- Margem superior e inferior com 2,5 cm;
- Margem esquerda e direita com 3 cm;
- Espaçamento entre linhas: 1,5 cm;
- Alinhamento: justificado;
- Título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado;

Em seguida, na segunda linha após o nome dos autores, deve vir o resumo, contendo no máximo 150 palavras em parágrafo único, espaço simples, apresentando no final, três a cinco palavras-chave. Fonte da letra: Times New Romar, tamanho 12;

Os quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias ou desenhos) devem vir no local de inserção e com indicação de fonte (quando for o caso);

Referências: Não utilizar notas de rodapé. As referências bibliográficas devem ficar localizadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas e de acordo com as normas vigentes da ABNT.

Cronograma previsto

Dia

Hora

 

Local

03/08
Quarta-Feira

8h30  Recepção aos participantes e credenciamento  Hall do Teatro Florestan  Fernandes
9h  Solenidade de abertura  Teatro Florestan Fernandes
10h  Café  Espaço de Exposições - atrás  Livraria EdUFSCar
10h30 - 12h Conferência de abertura: "Nem tudo é o que parece: os jovens e a leitura, hoje". Convidado: Prof. Dr. João Luis Cardoso Tápias Ceccantini - UNESP/Assis  Teatro Florestan Fernandes
14h - 16h  Sessões de Apresentação de trabalhos: Comunicações Científicas e Relatos de Experiências  Salas do AT-4
16h - 18h  Mesa Redonda 1 - Alfabetização e Letramentos: Linguagem, Educação Matemática e Científica. Profa. Dra. Maria  Sílvia  Cintra Martins - DL/UFSCar; Profa. Dra. Cármen Lúcia Brancaglion Passos - DTPP/UFSCar; Profa. Dra. Cristhiane  Cunha Flôr -  UFJF  Teatro Florestan Fernandes

04/08
Quinta-Feira

8h - 12h  Oficinas (Clique para Visualizar)  Ver Locais
14h - 16h

 Sessões de Apresentação de trabalhos - Comunicações Científicas e Relatos de Experiências

 
16h - 18h  Mesa Redonda 2 - Arte: Privilégio ou necessidade? Convidados: Prof. Dr. Rossano da Silva - UFPR e Profa. Dra.  Ilza Zenker  Leme Joly - DAC/UFSCar  Teatro Florestan Fernandes
16h - 18h  Mesa Redonda 3 - Práticas de letramento nos anos iniciais: processos de significação matemática pelo aluno e pelo  professor. Professora Alfabetizadora e Educação Matemática - Convidados: Profa. Dra. Adair Mendes Nacarato  (USF) e  Profa. Ms. Cidinéia da Costa Luvison  (doutoranda USF)  Auditório Bento Prado Junior

05/08
Sexta-Feira

8h - 12h  Oficinas(Clique para Visualizar)  Ver Locais
14h - 16h  Mesa Redonda 4 - Ciências Humanas no ciclo da alfabetização: o indígena, o negro, as questões de gênero.  Convidados: Profa. Dra. Natália Freire Bellentani - PPGL/UFSCar, Profa. Dra. Tatiane Cosentino Rodrigues - DTPP/UFSCar; Profa. Dra.  Anete Abramowicz -  DTPP/UFSCar  Teatro Florestan Fernandes
14h - 16h  Mesa Redonda 5 - Indagações sobre a resolução de problemas nos Anos Inicias do Ensino Fundamental. Educação  Matemática: Convidados Prof. Dr. Vinício de Macedo Santos - USP; Profa. Dra. Luciane de Fátima Bertini - Unifesp;  Profa.  Dra. Keli Cristina Conti - UFMG  Auditório Bento Prado Junior
16h - 16h30  Café  Espaço de Exposições - atrás  Livraria EdUFSCar
16h30 - 18h

 Mesa de encerramento: Fica PNAIC! Em defesa da formação continuada de professores  alfabetizadores. Coordenadoras do  Evento. Convidados: Comissão Organizadora

 Sorteio de livros

 Teatro Florestan Fernandes  

Inscrições

Estamos oferecendo um desconto de 50% para inscrições na participação do evento até o dia 15/07/2016!

 

até 15/07/2016 R$ 10 - Professores da Educação Básica e Alunos de Graduação (outras IES)
R$ 20 - Alunos de Pós-Graduação
R$ 40 - Professores do Ensino Superior, Pós-Doutorandos e Outros
de 16/07/2016 a 31/07/2016 R$ 20 - Professores da Educação Básica e Alunos de Graduação (outras IES)
R$ 40 - Alunos de Pós-Graduação
R$ 80 - Professores do Ensino Superior, Pós-Doutorandos e Outros

Serão 3 dias de evento, sendo que no segundo e terceiro dia teremos um conjunto de oficinas, nas quais a pessoa pode se inscrever opcionalmente a inscrição no evento.

Para realizar a inscrição, a pessoa deve ser cadastrada no nosso portal PNAIC - UFSCar. Caso ainda não tenha cadastro, clique aqui para realizá-lo.

Com o cadastro realizado basta acessar sua conta em nosso portal a partir de 27/06/2016 que já poderá visualizar o evento "IV EEMAI E III COLÓQUIO DE PRÁTICAS LETRADAS" disponivel para inscrição na sua lista de eventos.

Informações Úteis

Para mais informações sobre como chegar ao campus da Universidade Federal de São Carlos e estadias na cidade, acesse https://sites.google.com/site/eemaiepraticasletradas/.

Avisos

27/07/16: Clique aqui para conferir a distribuição de salas para a apresentação dos trabalhos do dia 3 de agosto e aqui para conferir a distribuição do dia 4 de agosto.

28/07/16: ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS SELECIONADOS:

• Somente os autores dos relatos de experiência e comunicações científicas aceitas poderão realizar a apresentação. 
• A apresentação deverá ser realizada em 15 (quinze) minutos quando comunicação científica e 10 (dez) minutos quando relato de experiência. Após a apresentação o grupo terá igual período para arguição e questionamentos a respeito da apresentação realizada.
•  O evento disponibilizará o projetor para apresentação dos slides. Informamos sobre a necessidade dos autores levarem, no dia e horário destinado, o notebook com entrada VGA. O evento não se responsabilizará por problemas de conexão ou disponibilizara conectores e adaptadores para outras entradas diferentes da informada.

 

Oficinas

Dia 04/08
Vagas Horário Ministrante Nome Local
25 04/08 - 08:00 Léo Akio Educação Matemática Inclusiva SALA 85 - AT4
20 04/08 - 08:00 Juliane Dias Guillen e Prof° Ms Gisele Romano Paez Do pastor ao valor posicional: usando o ábaco para a contagem SALA 86 - AT4
25 04/08 - 08:00 Cidinéia da Costa Luvison e Iris Aparecida Custódio Explorando conceitos geométricos nos anos iniciais do ensino fundamental SALA 87 - AT4
20 04/08 - 08:00 Ana Paula Ximenes e Marilene Lima Cocriação de Propostas Pedagógicas Acessíveis SALA 66 - AT4
25 04/08 - 08:00 Rosana de Fátima Lima REGISTRAR PRA QUÊ? PRA QUEM? SALA 88 - AT4
25 04/08 - 08:00 Sandra Oliveira Literatura Infantil E Ludicidade: Uma Conexão Com A Resolução De Problemas Nas Aulas De Matemática. Esta oficina terá continuidade no dia 05/ago, portanto você deve se inscrever nos dois dias. SALA 89 - AT4
24 04/08 - 08:00 Flavia Coura Atividades De Leitura E De Escrita Nas Aulas De Matemática: Usos Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental. Para participar dessa oficina é necessário trazer um livro didático de Matemática, preferencialmente um que você utilize em suas aulas. SALA 74 - AT4
25 04/08 - 08:00 Maria Carolina e Betina Trabalhando com estatística nos anos iniciais SALA 75 - AT4
999 04/08 - 08:00 Henrique Aprender Brincando. Para participar dessa oficina é necessário trazer algumas folhas de jornal. Ginásio de Esportes (área Sul)
20 04/08 - 08:00 Bruna Zution Para além do calcular: Matemática em outros verbos. SALA 69 - AT4
20 04/08 - 08:00 Reginaldo Carneiro Histórias infantis e matemática: possibilidades de trabalho com a geometria SALA 71 - AT4
30 04/08 - 08:00 Lilian Conti Estimulando o letramento emergente: o papel do lúdico SALA 90 - AT4
25 04/08 - 08:00 João Paulo Ribeiro Momentos de Temática Indígena: Interculturalidade como vivência SALA 82 - AT4
20 04/08 - 08:00 Daniel P. Graciano, Lívia B. Damaceno, Julio C. Ribeiro Convosco nossas vozes: a música como ferramenta pedagógica SALA 83 - AT4
25 04/08 - 08:00 Clarissa Conti e Pâmela Rosin Forma de incentivo à leitura: a produção de mashups literários SALA 68 - AT4
25 04/08 - 08:00 Eliane Galvão Literatura infantil e formação do pequeno leitor SALA 72 - AT4
20 04/08 - 08:00 Eld Johonny e Andrêi Krasnoschecoff A cor como informação SALA 84 - AT4
Dia 05/08
Vagas Horário Ministrante Nome Local
25 05/08 - 08:00 Léo Akio Matemágicas para os anos iniciais SALA 85 - AT4
20 05/08 - 08:00 Rogério Ribeiro Modelagem Matemática e a sala de aula: uma proposta para o ensino e aprendizagem da matemática SALA 69 - AT4
20 05/08 - 08:00 Vanessa Crecci Animação em massinha e o eixo grandezas e medidas Sala 40 do AT2 (Área Sul)
20 05/08 - 08:00 Ana Paula Ximenes e Marilene Lima Cocriação de Propostas Pedagógicas Acessíveis (replicação do dia anterior) SALA 45 - AT2 (Área Sul)
25 05/08 - 08:00 Luci Montezuma Gestão de resultados educacionais: a análise de dados e a construção de indicadores a favor do processo de ensino e aprendizagem SALA 86 - AT4
25 05/08 - 08:00 Sandra Oliveira Literatura Infantil E Ludicidade: Uma Conexão Com A Resolução De Problemas Nas Aulas De Matemática . Esta oficina será realizada em duas etapas, portanto você deve se inscrever no dia 04/ago também SALA 89 - AT4
24 05/08 - 08:00 Flavia Coura (replicação do dia anterior) Atividades De Leitura E De Escrita Nas Aulas De Matemática: Usos Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental. Para participar dessa oficina é necessário trazer um livro didático de Matemática, preferencialmente um que você utilize em suas aulas. SALA 74 - AT4
25 05/08 - 08:00 Maria Carolina e Betina Trabalhando com estatística nos anos iniciais (replicação do dia anterior) SALA 75 - AT4
999 05/08 - 08:00 Henrique Aprender Brincando. Para participar dessa oficina é necessário trazer algumas folhas de jornal. Ginásio de Esportes (área Sul)
20 05/08 - 08:00 Stefania Izá Operando com Frações nos anos iniciais Sala Oficina - Núcleo de Formação de Professores (Área Norte)
15 05/08 - 08:00 Marcel Guerreiro Arte Urbana Pracinha do Departamento de Letras (área Sul) - atrás do Sindicato
30 05/08 - 08:00 Glaucia Regina Gomes e Gabriela Fornaciari Gêneros textuais e Letramento: o universo lúdico e interdisciplinar dos fantoches nos anos iniciais SALA 87 - AT4
25 05/08 - 08:00 João Paulo Ribeiro Momentos de Temática Indígena: Interculturalidade como vivência (replicação do dia anterior) SALA 82 - AT4
20 05/08 - 08:00 Paulo Sérgio de Sá Alberto e Talita Fernanda de Souza Quem tem medo de computador nos anos iniciais? Laboratório de Informática - Núcleo de Formação de Professores (área norte)
25 05/08 - 08:00 Clarissa Conti e Pâmela Rosin Forma de incentivo à leitura: a produção de mashups literários (replicação do dia anterior) SALA 88 - AT4
20 05/08 - 08:00 Lucas Dechem Calanca, Gilmar Alves de Fonte e Vivian Souza de Araújo Uma proposta construtivista para o ensino de números racionais positivos e suas operações, utilizando o material cousiniere SALA 83 - AT4