
Promovido pelo GEM "Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática" da UFSCar, o IV Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais pretende debater as preocupações geradas na formação de professores e na experiência de docentes que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental relativas à Matemática. Tem como objetivo proporcionar momentos de encontro e reflexão entre docentes dos primeiros anos do Ensino Fundamental, Professores da Educação Infantil, Estudantes de Licenciatura (Pedagogia, Matemática); Estudantes de Pós-Graduação e outros profissionais ligados a estes níveis de ensino, com a realização de conferências, oficinas, mesas redondas e apresentação de relatos de experiências e de comunicações científicas. Nesta edição o IV EEMAI será concomitante com o III Colóquio de Práticas Letradas nos Anos Iniciais, integrando as ações desenvolvidas no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC da UFSCar.
Propõe-se, pelo presente, o III Colóquio de Práticas Letradas nos Anos Iniciais, com a finalidade de discutir as preocupações geradas na formação de professores e na experiência de docentes que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental relativas ao processo de alfabetização e letramento. Nosso objetivo é proporcionar momentos de encontro e reflexão entre docentes dos primeiros anos do Ensino Fundamental, Professores da Educação Infantil, Estudantes de Licenciaturas e Bacharelados (Letras, Linguística, Pedagogia, Matemática); Estudantes de Pós-Graduação e outros profissionais ligados a estes níveis de ensino, com a realização de conferências, oficinas, mesas redondas e apresentação de relatos de experiências e de comunicações científicas. Objetivamos, ainda, compartilhar conhecimentos e experiências relacionadas ao ensino e aprendizagem da Leitura e da Escrita da Língua Materna nos primeiros anos de escolaridade. Nessa edição o III Colóquio de Práticas Letradas nos Anos Iniciais será concomitante com o IV EEMAI, promovido pelo GEM "Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática" da UFSCar, integrando as ações desenvolvidas no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC da UFSCar.
Dia | Hora | Local | |
03/08 |
8h30 | Recepção aos participantes e credenciamento | Hall do Teatro Florestan Fernandes (Área Norte) |
9h | Solenidade de abertura | Teatro Florestan Fernandes | |
10h | Café | Espaço de Exposições atrás da Livraria EdUFSCar | |
10h30 - 12h | Conferência de abertura - convidado Prof. Dr. João Luis Cardoso Tápias Ceccantini - UNESP/Assis | Teatro Florestan Fernandes | |
14h - 16h | Sessões de Apresentação de trabalhos: Comunicações Científicas e Relatos de Experiências | Salas do AT-4 | |
16h - 18h | Mesa Redonda 1 - Alfabetização e Letramentos: Linguagem, Educação Matemática e Científica. Profa. Dra. Maria Sílvia Cintra Martins -DL/UFSCar; Profa. Dra. Cármen Lúcia Brancaglion Passos - DTPP/UFSCar; Profa. Dra. Cristhiane Cunha Flôr - UFJF | Teatro Florestan Fernandes | |
04/08 |
8h - 12h | Oficinas | |
14h - 16h | Sessões de Apresentação de trabalhos - Comunicações Científicas e Relatos de Experiências | Salas do AT-4 | |
16h - 18h | Mesa Redonda 2 - Arte: Privilégio ou necessidade? Convidados: Prof. Dr. Rossano da Silva - UFPR e Profa. Dra. Ilza Zenker Leme Joly - DAC/UFSCar | Teatro Florestan Fernandes | |
16h - 18h | Mesa Redonda 3 - Práticas de letramento nos anos iniciais: processos de significação matemática pelo aluno e pelo professor. Professora Alfabetizadora e Educação Matemática - Convidados: Prof. Dr. Adair Mendes Nacarato (USF) e Profa. Ms. Cidinéia da Costa Luvison (doutoranda USF) | Auditório Bento Prado Junior | |
05/08 |
8h - 12h | Oficinas | |
14h - 16h | Mesa Redonda 4 - Ciências Humanas no ciclo da alfabetização: o indígena, o negro, as questões de gênero. Convidados: Profa. Dra. Natália Freire Bellentani - PPGL/UFSCar, Profa. Dra. Tatiane Cosentino Rodrigues - DTPP/UFSCar; Profa. Dra. Anete Abramowicz - DTPP/UFSCar | Teatro Florestan Fernandes | |
14h - 16h | Mesa Redonda 5 - Indagações sobre a resolução de problemas nos Anos Inicias do Ensino Fundamental. Educação Matemática: Convidados Prof. Dr. Vinício de Macedo Santos - USP; Profa. Dra. Luciane de Fátima Bertini - Unifesp; Profa. Dra. Keli Cristina Conti - UFMG | Auditório Bento Prado Junior | |
16h - 16h30 | Café | Espaço de Exposições atrás da Livraria EdUFSCar | |
16h30 - 18h | Mesa de encerramento: Fica PNAIC! Em defesa da formação continuada de professores alfabetizadores. Coordenadoras do Evento. Convidados: Comissão Organizadora. Sorteio de livros |
Teatro Florestan Fernandes |
Américo Junior Nunes da Silva – UNEB-PPGE/UFSCar
Ana Paula Gestoso de Souza – Equipe PNAIC/UFSCar
Andrei Krasnoschecoff – Equipe PNAIC/UFSCar
Bruna Zution Dalle Prane - UFSCar/PPGE
Cármen Lúcia Brancaglion Passos – Equipe PNAIC/UFSCar
Carolina Marini - UFSCar/PPGE
Eld Johonny - Equipe PNAIC/UFSCar
Everaldo Gomes Leandro – UFSCar/PPGE
Flávia Cristina Figueiredo Coura – UFSCar/PPGE/UFSJ
Julio Cesar Ribeiro Dos Santos – Equipe PNAIC/UFSCar
Laura Rodrigues Xavier – UFSCar/PPGE
Lívia de Oliveira Vasconcelos – Equipe PNAIC/UFSCar
Luzmara Curcino Ferreira – Equipe PNAIC/UFSCar
Maiza Lamonato – UFSCar/GEM
Maria Isabel De Moura Brito – Equipe PNAIC/UFSCar
Maria Tereza Fernandino Evangelista – UFSCar/PPGE
Marilia Blundi Onofre – Equipe PNAIC/UFSCar
Mauro Carlos Romanatto – Unesp/Araraquara, UFSCar/UAB
Michela Tuchapesk da Silva- UFSCar
Monica Baltazar Diniz Signori – Equipe PNAIC/UFSCar
Nathalia Camargos Diniz – Equipe PNAIC/UFSCar
Paulo Sérgio de Sá Alberto - UFSCar
Priscila Domingues de Azevedo – UFSCar/UAC
Talita Fernanda de Souza - UFSCar/PPGE
Vinicius Henrique Zanellato – Equipe PNAIC/UFSCar
Cármen Lúcia Brancaglion Passos – UFSCar/DTPP/PPGE – Presidente
Adair Mendes Nacarato – USF
Alessandra Cardoso de Moraes – SEE/São Paulo
Ana Paula Gestoso de Souza – UFSCar/DTPP
Celi Espasandin Lopes – Unicsul
Eliana Alves Pereire Leite – UniR
Elisa Gomes Magalhães – SME Presidente Prudente
Keli Conti – UFMG
Luci Fátima Montezuma – UFSCar/PPGE
Luciane de Fatima Bertini – UFSCar/PedEaD
Maiza Lamonato – UFSCar/GEM/Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto
Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid – PUC Campinas
Mauro Carlos Romanatto – Unesp/Araraquara
Priscila Dominguez de Azevedo – UFSCar/UAC
Regina Célia Grando – USF
Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira – UFSCar/DTPP/PPGE
Rosana Maria Martins – UFMT
Silvia Maria Medeiros Caporali – UFLA
Dia 4 de agosto. 8h - 12h.
Ministrante |
Nome |
|
Prof. Dr. Léo Akio Yokoyama |
Educação Matemática Inclusiva |
|
Profª. Ms. Juliane Dias Guillen e Prof.ª Ms. Gisele Romano Paez |
Do pastor ao valor posicional: usando o ábaco para a contagem |
|
Profª. Ms. Cidinéia da Costa Luvison e Prof.ª Iris Aparecida Custódio |
Explorando conceitos geométricos nos anos iniciais do ensino fundamental |
|
Profª. Ms. Ana Paula Ximenes Flores e Profª. Ms. Marilene Lima Santos |
Cocriação de Propostas Pedagógicas Acessíveis |
|
Profª. Ms. Rosana de Fátima Lima |
Registrar pra quê? Pra quem? |
|
Profª. Ms. Sandra Alves de Oliveira |
Literatura Infantil E Ludicidade: Uma Conexão Com A Resolução De Problemas Nas Aulas De Matemática. |
|
Profª. Ms. Flávia Cristina Figueiredo Coura |
Atividades De Leitura E De Escrita Nas Aulas De Matemática: Usos Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental. |
|
Profª. Ms. Maria Carolina Machado Magnus e Profª. Ms. Betina Cambi |
Trabalhando com estatística nos anos iniciais |
|
Prof. Henrique Sanioto |
Aprender Brincando. |
|
Profª. Ms. Bruna Zution Dalle Prane |
Para além do calcular: Matemática em outros verbos. |
|
Prof. Dr. Reginaldo Fernando Carneiro |
Histórias infantis e matemática: possibilidades de trabalho com a geometria |
|
Profª. Ms. Lilian Maria Carmina Carminato Conti |
Estimulando o letramento emergente: o papel do lúdico |
|
Prof. João Paulo Ribeiro |
Momentos de Temática Indígena: Interculturalidade como vivência |
|
Daniel P. Graciano, Lívia B. Damaceno e Julio C. Ribeiro |
Convosco nossas vozes: a música como ferramenta pedagógica. |
|
Profª. Ms. Clarissa Neves Conti e Profª. Ms. Pâmela da Silva Rosin |
Forma de incentivo à leitura: a produção de mashups literários |
|
Profª. Dr. Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira |
Literatura infantil e formação do pequeno leitor |
|
Eld Johonny de Siqueira e Andrêi Krasnoschecoff |
A cor como informação |
Dia 5 de agosto. 8h - 12h.
Ministrante |
Nome |
|
---|---|---|
Prof. Dr. Léo Akio Yokoyama |
Matemágicas para os anos iniciais |
|
Prof. Dr. Rogério Ribeiro Marques |
Modelagem Matemática e a sala de aula: uma proposta para o ensino e aprendizagem da matemática |
|
Profª. Dra. Vanessa Moreira Crecci |
Animação em massinha e o eixo grandezas e medidas |
|
Profª. Ms. Ana Paula Ximenes Flores e Profª. Ms. Marilene Lima Santos |
Cocriação de Propostas Pedagógicas Acessíveis. |
|
Profª. Dra. Luci Fátima Montezuma |
Gestão de resultados educacionais: a análise de dados e a construção de indicadores a favor do processo de ensino e aprendizagem |
|
Profª. Ms. Sandra Alves de Oliveira |
Literatura Infantil E Ludicidade: Uma Conexão Com A Resolução De Problemas Nas Aulas De Matemática. |
|
Ms. Flavia Cristina Figueiredo Coura |
Atividades De Leitura E De Escrita Nas Aulas De Matemática: Usos Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental. |
|
Ms. Maria Carolina Machado Magnus e Ms. Betina Cambi |
Trabalhando com estatística nos anos iniciais. |
|
Prof. Henrique Sanioto |
Aprender Brincando. |
|
Profª. Ms. Stefania Efigênia Izá |
Operando com Frações nos anos iniciais |
|
Prof. Marcel Guerreiro |
Arte Urbana |
|
Profª. Dra. Glaucia Regina Gomes de Carvalho e Profª. Ms. Gabriela Maria Fornaciari |
Gêneros textuais e Letramento: o universo lúdico e interdisciplinar dos fantoches nos anos iniciais |
|
Prof. João Paulo Ribeiro |
Momentos de Temática Indígena: Interculturalidade como vivência. |
|
Paulo Sérgio de Sá Alberto e Profª. Talita Fernanda de Souza |
Quem tem medo de computador nos anos iniciais? |
|
Profª. Ms. Clarissa Neves Conti e Profª. Ms. Pâmela da Silva Rosin |
Forma de incentivo à leitura: a produção de mashups literários. |
|
Lucas Dechem Calanca, Gilmar Alves de Fonte e Vivian Souza de Araújo |
Uma proposta construtivista para o ensino de números racionais positivos e suas operações, utilizando o material cousiniere |
Autor | Sobrenome do Autor | Papel | Título do Trabalho |
---|