Logo Header

Promovido pelo GEM "Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática" da UFSCar, o IV Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais pretende debater as preocupações geradas na formação de professores e na experiência de docentes que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental relativas à Matemática. Tem como objetivo proporcionar momentos de encontro e reflexão entre docentes dos primeiros anos do Ensino Fundamental, Professores da Educação Infantil, Estudantes de Licenciatura (Pedagogia, Matemática); Estudantes de Pós-Graduação e outros profissionais ligados a estes níveis de ensino, com a realização de conferências, oficinas, mesas redondas e apresentação de relatos de experiências e de comunicações científicas. Nesta edição o IV EEMAI será concomitante com o III Colóquio de Práticas Letradas nos Anos Iniciais, integrando as ações desenvolvidas no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC da UFSCar.

Propõe-se, pelo presente, o III Colóquio de Práticas Letradas nos Anos Iniciais, com a finalidade de discutir as preocupações geradas na formação de professores e na experiência de docentes que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental relativas ao processo de alfabetização e letramento. Nosso objetivo é proporcionar momentos de encontro e reflexão entre docentes dos primeiros anos do Ensino Fundamental, Professores da Educação Infantil, Estudantes de Licenciaturas e Bacharelados (Letras, Linguística, Pedagogia, Matemática); Estudantes de Pós-Graduação e outros profissionais ligados a estes níveis de ensino, com a realização de conferências, oficinas, mesas redondas e apresentação de relatos de experiências e de comunicações científicas. Objetivamos, ainda, compartilhar conhecimentos e experiências relacionadas ao ensino e aprendizagem da Leitura e da Escrita da Língua Materna nos primeiros anos de escolaridade. Nessa edição o III Colóquio de Práticas Letradas nos Anos Iniciais será concomitante com o IV EEMAI, promovido pelo GEM "Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática" da UFSCar, integrando as ações desenvolvidas no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC da UFSCar.