Entrevistas

Luciane de Fatima Bertini - PNAIC UFSCar Entrevista

Luciane de Fatima Bertini é pesquisadora do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática – GHEMAT (UNIFESP), realiza pesquisas nas áreas de Educação Matemática trabalhando com temas como ensino e aprendizagem nos anos iniciais, formação de professores, e com o uso de uma abordagem histórica de problemas para o ensino de matemática nos anos iniciais. Nessa entrevista ela nos falou um pouco sobre o estudo da Matemática em uma perspectiva histórica, respondendo às seguintes questões:

O que é educação matemática? [0:00

Por que conhecer a evolução histórica da matemática? [01:17]

Além da entrevista, Luciane também nos traçou um breve panorama da área:

As temáticas “Educação Matemática” e “História da Educação Matemática” não são simples de serem abordadas em poucas palavras, sejam elas escritas ou faladas. Como áreas de produção de conhecimento possibilitam uma variedade de perspectivas. Minha opção, neste espaço, foi de abordar algumas possibilidades de contribuição das produções dessas áreas para pensarmos o espaço escolar e a formação de professores. A Educação Matemática, trouxe para este cenário a possibilidade de ampliação do nosso olhar para a matemática no espaço escolar propondo reflexões que vão além daquelas referentes às metodologias de ensino. Importa, a partir das discussões da Educação Matemática, quem aprende e como aprende, quais são as relações culturais, sociais e políticas envolvidas, e claro importa o conteúdo matemático, mas como parte desta relações. Como consequência a ideia do que é ser um professor que ensina matemática também se amplia. As produções da História da Educação Matemática nos apresentam possibilidades para pensarmos a presença da matemática no espaço escolar e o seu ensino como construções humanas cujo movimento é repleto de idas e vindas, de continuidades e descontinuidades. Um movimento que permanece e que continuará. Importa que o professor que ensina matemática, como parte do movimento, tenha conhecimento dele para que possa de forma mais consciente se posicionar e fazer opções que possivelmente terão consequências na continuidade do movimento.

Luciane de Fatima Bertini
GHEMAT - UNIFESP