IV EEMAI e III Colóquio de Práticas Letradas, o que teve?

Nos dias 3, 4 e 5 de agosto, ocorreu na Universidade Federal de São Carlos, o IV Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais e o III Colóquio de Práticas Letradas.

O evento teve como objetivo proporcionar momentos de encontro e reflexão entre docentes dos primeiros anos do Ensino Fundamental, Professores da Educação Infantil, Estudantes de Licenciatura (Letras, Linguística, Pedagogia e Matemática); Estudantes de Pós-Graduação e outros profissionais ligados a estes níveis de ensino, com a realização de conferências, oficinas, mesas redondas e apresentação de relatos de experiências e de comunicações científicas. Nesta edição os eventos aconteceram concomitantemente, integrando as ações desenvolvidas no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC/UFSCar.

Na solenidade de abertura, contamos com a presença da dupla Lucas e Leonardo, de Santa Ernestina/SP, que cantaram e encantaram a todos com a interpretação de clássicos da música popular brasileira.

O evento teve como abertura uma conferência sobre a atual relação entre leitura e os jovens e uma mesa redonda sobre múltiplos letramentos (linguagem, matemática e científico). Os participantes também puderam compartilhar experiências em Sessões de Apresentação de Trabalhos (Comunicações Científicas e Relatos de Experiências). Já no dia 4, na parte da manhã, foram oferecidas oficinas, abordando música, leitura/escrita, questões indígenas e educação científica e matemática. No período da tarde, ocorreram duas mesas simultaneamente, uma sobre artes e outra sobre processos de significação do aluno e do professor nas práticas de letramento dos anos iniciais.

No dia 5, na parte da manhã, tivemos a continuação das oficinas realizadas no dia 4, além de outras com os temas do uso da tecnologia nos anos iniciais, de arte urbana, propostas pedagógicas, leitura/escrita. No período da tarde, ocorreram duas mesas redondas simultaneamente, sobre o papel das Ciências Humanas no ciclo de alfabetização e uma outra sobre a resolução de problemas nos anos iniciais.

Na mesa de encerramento, a equipe de coordenação do projeto apresentou suas considerações sobre o tema: “Fica PNAIC! Em defesa da formação continuada de professores alfabetizadores”.

Agradecemos a todos que prestigiaram o evento, e aguardamos sua participação nos próximos encontros para que possamos continuar nossa luta por um futuro melhor.