Formações PNAIC UFSCar - fique ligado!

No dia 5 de abril, o PNAIC UFSCar realizou a 3ª Formação dos Formadores Regionais dos Anos Iniciais, Ed. Infantil e PNME.

A proposta dessa formação para os anos iniciais teve por foco Língua Portuguesa e Matemática. Em Língua Portuguesa, discutiu-se os procedimentos, atitudes e conceitos envolvidos na produção escrita de textos (reescrita, autoria parcial e autoria), já em Matemática houve a abordagem dos conteúdos relacionados à apropriação do espaço vivido e representado, assim como das diferentes formas bidimensionais e tridimensionais e as suas implicações pedagógicas quanto a seu ensino e aprendizagem.

O evento contou com 166 participantes e foi realizado na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores – EFAP.

Nossa equipe ouviu um interessante depoimento da formadora regional Sandra Maria de Araújo Dourado (cursista da turma da Formadora Estadual Elza de Lima Ferrari), que nos falou da importância das formações presenciais e como elas contribuem em seu trabalho:

Participar da formação do PNAIC é muito importante porque, enquanto formador de formadores (locais), podemos observar nosso nível de conhecimento sobre os conteúdos que estão sendo trabalhados e também desenvolver a  postura de ser formador. Nós entendemos que a formação do PNAIC, ao longo do tempo, desde 2013 vem sofrendo algumas alterações, porém é sempre um grande prazer estar junto com a universidade trabalhando. Trabalhar com a universidade é enriquecedor, porque discutimos questões que extrapolam a nossa formação. Durante as formações podemos explorar o que vai ser trabalhado, com isso ficamos  melhor sustentado. Além disso, as discussões com os colegas propicia o conhecimento de outras práticas e saberes. É de fundamental importância mantermos o foco na formação presencial, ela é essencial na nossa formação. Vamos observando o modelo adotado pelo nosso formador, percebendo a reação dos nossos pares ali na formação, ampliamos nossos aprendizados para depois adaptar à formação dos formadores locais, por conta de a nossa demanda ser um pouco diferente. Isso é muito bacana!

A equipe PNAIC UFSCar agradece a professora Sandra pelo depoimento.