Notícias

Exposição literária PNAIC UFSCar

Este ano o PNAIC UFSCar trabalhou, na formação de Formadores Regionais dos Anos Iniciais, o eixo de leitura. No conjunto de atividades realizadas pelo grupo, uma delas consistiu em montar uma árvore com o título das últimas obras lidas pelos participantes do encontro. A atividade foi disparadora para um ambiente de troca de sugestões de leituras, deixando muitos envolvidos inspirados para conhecer novas obras.  

Notando esse movimento, a equipe PNAIC UFSCar propôs a estruturação de uma feira para intercâmbio de livros. Os Formadores Regionais e Estaduais levaram obras para emprestar e retirar, ficando o controle de entrada e saída sob responsabilidade da equipe de apoio do PNAIC.

As obras presentes na exposição eram, em sua maioria, textos literários, em grande parte clássicos. Muitos romances, coletâneas de contos e de poemas. Apareceram obras como: A hora da estrela de Clarice Lispector, Antes do Baile Verde de Ligia Fagundes Telles, Mensagem de Fernando Pessoa, Um amor incômodo de Elena Ferrante, etc.
 Nosso “experimento” consiste em um incentivo de contato com a literatura, como uma diversão, uma leitura descompromissada. Além da troca recíproca entre os formadores, não é uma simples troca de livros, mas a troca de uma parte constitutiva do caráter subjetivo de cada um.  

Pretendemos, com isso, repetir nossa pequena “feira” nas formações futuras, para que possamos dar continuidade a esse tipo de processo de troca em tempos em que a individuação parece atingir seus extremos. A continuidade dessa prática será pensada no dia 8 de maio, na próxima formação, para que possamos aprimorar a troca de acordo com as experiências desse primeiro momento.
 

Compartilhe esta notícia: